sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Lisboa a Gibraltar em Kymco 125 cc




O companheiro Afonso do CPM, e do Fórum 125cc  brindou-nos com esta fabulosa viagem de 4 dias:

"Estava a precisar de uns dias longe do trabalho e consegui convencer o patronato a dar-me uma semana de férias. Após a sugestão de alguns companheiros, propus-me fazer uma viagem de Lisboa a Gibraltar, sozinho, montando o “quartel-general” em Vila Real de Santo António, já que tenho lá casa.


Então:


1.º dia
Sai de Lisboa na passada terça-feira, com uns chuviscos, em direcção a Vila Real de Santo António, por volta das 9h45. Fui ate ao Montijo, pela ponte Vasco da Gama e pelo IC32, apanhando depois a N5 para Aguas de Moura, depois segui pelo IC1 ate Grândola e o pelo IP8 ate Santa Margarida do Sado, onde fiz a primeira paragem para algumas fotografias. Daqui fui pela N383 e pela N2 ate Castro Verde, onde cheguei cerca das 12h00. Aqui fiz uma paragem mais prolongada para visitar uns primos, com quem acabei por almoçar. As 14h00, depois do almoço, segui em direcção a terriola do meu pai, Penilhos, uma aldeia do baixo Alentejo, pela EM508 e pela CM1140. Uma paragem de poucos minutos, apenas para cumprimentar uns tios, e continuei pela CM1140, pela EM509, pela N267, pelo IC27 e por uma estrada sem nome ate Alcoutim, onde parei mais uma vez para uma secção fotográfica. Segui novamente por uma estrada sem nome ate Foz de Odeleite, daqui para o Azinhal ate Castro Marim e Vila Real de Santo António.


No primeiro dia, percorri 323 km’s em cerca de 8h00. Apesar de me ter equipado para a chuva, os únicos pingos que apanhei foi a saída de Lisboa. A viagem foi ao ritmo de passeio. Deu para tirar algumas fotos e desfrutar das paisagens. Depois de me ter cruzado com uma lebre, decidi fazer alguns vídeos. E complicado conduzir e filmar, logo espero a vossa compreensão.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar1Dia?authkey=Gv1sRgCJrYzZWs7paFIw#

2.º dia
Como já esperava, o segundo dia não estava para grandes saídas. Tinha chovido toda a noite e o céu continuava carregado de nuvens, por isso fiquei na cama ate mais tarde, a repor energias e a preparar-me psicologicamente para o dia seguinte, que iria ser bastante desgastante. Depois do almoço o sol deu o ar da sua graça e eu acabei por sair, para fazer o registo da minha passagem pela Isla Cristina, Isla Canela e Ayamonte e por Castro Marim, Monte Gordo e Vila Real de Santo António. O sol foi de pouca dura e quando estava na Isla Cristina, cai o dilúvio. Apesar de bem equipado acabei por me molhar um pouco. Desisti de tirar fotografias e fui ate a Biblioteca Municipal de Castro Marim para aceder a internet, de borla, já que o computador não coube na mala da maxi, para dar o “check” do dia.


O segundo dia serviu apenas para descansar. Precisava de estar relaxado para o dia que se avizinhava. Por causa da chuva, andei apenas 117 km’s, pelos arredores de Vila Real de Santo António e Ayamonte.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar2Dia?authkey=Gv1sRgCN6oq-6Kq9TcJQ#

3.º dia
O terceiro dia começou cedo. Sai de Vila Real de Santo António pelas 6h15, em direcção a Gibraltar. Como o dia ia ser longo, com muitos km’s pela frente e muita coisa para ver, optei por ir direito a Gibraltar pela auto-estrada. Segui pela A49 ate Sevilha e depois pela AP4 onde paguei 6,10€ de portagem, que devia levar-me ate a A381 com destino a Algeciras e Gibraltar. Mas, como não levava o gps ligado, uma hesitação levou-me a fazer a estrada A48 e a N340 ate ao destino final. Este erro obrigou-me a fazer uns quantos km’s a mais e a perder algum tempo. Cheguei a Gibraltar cerca das 12h00 e a primeira coisa que fiz foi dar uma volta completa a “península”, tirar algumas fotografias e fazer alguns videos. Depois, dirigi-me ate ao “The Upper Rock – Nature Reserve”. Aqui, visitei as grutas de “St. Michael’s”, os túneis construídos durante o “Great Siege” e o “Moorish Castle”. Apesar de ter pago o bilhete completo não tive tempo para mais. Ficaram por ver o “Apes’Den”, o “Military Heritage Center” e a “City Under Siege Exhibition”. Sai de Gibraltar por volta das 14h30, em direcção a Algeciras e Tarifa, onde tirei apenas uma foto no porto, com o ferry e a maxi, depois fui direito a Cadiz, onde só parei para vestir o fato da chuva, já que começaram as cair alguns pingos. Então, segui para El Puerto de Santa Maria e dai para Jerez de la Fronteira. Nesta altura o cansaço físico já se fazia sentir, porque a viagem de Gibraltar ate aqui tinha sido numa luta constante contra o vento. Nesta altura começava a anoitecer e ainda tinha cerca de 200 km’s pela frente. Cheguei a Sevilha as 19h00. Era hora de ponta e o trânsito estava um caos. Não tinha tempo a perder logo, passei ao largo do centro da cidade, em direcção a Portugal. Parei mais uma vez, mas apenas para abastecer. Daqui segui direitinho a Vila Real de Santo António. Cheguei a casa por volta das 20h45.


Este dia foi, sem dúvida, o mais longo e cansativo, numa correria contra o tempo. Fiz 873 km’s em 14h30, com as paragens obrigatórias para descansar e abastecer. O cansaço físico notou-se apenas durante o regresso, no pescoço, por causa da luta constante contra o vento, e no rabo, porque ao fim de tantas horas sentado, ficou “quadrado”. Quanto aos rins, não senti qualquer problema, já que alem do blusão, levava uma cinta.


As fotos:
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar3Dia?authkey=Gv1sRgCNTFwqO9o_ju5wE#

4.º dia
Era dia de voltar para casa. No quarto dia, sai de Vila Real de Santo António por volta das 9h30, pela A49 e pela A499, em direcção a Villablanca, e pela HU4401 e HU4402, ate El Granado, para fazer a estrada sugerida pelo companheiro Pardal e entrar em Portugal pela fronteira do Pomarão. Esta estrada e simplesmente brutal. Com um traçado espectacular e um piso optimo. Deu para por a prova a “qualidade” dos Kenda, nas curvas e contra curvas. Obrigado Pardal, pela sugestão. Em El Granado cometi mais um erro e em vez de virar a esquerda, segui em frente, o que me fez perder algum tempo com os 22 km’s percorridos a mais. Corrigido o erro de orientação, lá fui eu pela HU6400 em direcção ao Pomarão, e pela N265 ate Mértola, onde fiz paragens apenas para enriquecer a foto reportagem. Depois segui pelo IC27 e pelo IP2 ate Beja. Aqui parei para almoçar. Daqui segui pelo IP8 ate Santa Margarida do Sado e pelo IC1 ate Alcácer do Sal, a ultima paragem antes de Lisboa. Desta vez, fiz a travessia do Tejo pela ponte 25 de Abril. Fiz a N10 e a A2 ate la. Cheguei a casa por vota das 16h30, com a missão cumprida.


No último dia percorri 389 km’s em 7h00. Adorei fazer a estrada que o Pardal sugeriu, entre Villablanca e o Pomarão. O resto da viagem foi feita ao ritmo da rodagem, porque se eu sentia algum cansado, a máquina não estaria melhor. Na chegada a casa, fui brindado com um pouco de chuva.


As fotos.
https://picasaweb.google.com/117954526329772898835/LisboaGibraltar4Dia?authkey=Gv1sRgCJO7o4mljoKF_QE#

Gostei imenso de fazer esta viagem, a solo. Infelizmente a foto reportagem ficou incompleta, já que só aparece “um” dos intervenientes desta aventura, mas o tempo não era muito e não deu para pedir a este ou aquele, que tirassem uma foto de “grupo”. De qualquer forma, espero ter descrito o passeio da melhor forma possível, e que este testemunho sirva de exemplo para aqueles que querem fazer algo do género, mas que por esta ou aquela razão, nunca se meteram a estrada.


A máquina portou-se lindamente, mas hoje, depois de ir a garagem para a limpar, pu-la a trabalhar e deparei-me com um baralho estranho. Um género de zoeira, na caixa de transmissão. Vou reportar esta situação em local apropriado.


O video:

http://www.youtube.com/watch?v=NrayCqerRyk
Abraços e boas curvas


Duração da viagem: 4 dias
Total de km’s: 1702 km’s
Total de combustível: 62,50 litros
Media: 3,67l/100km"



Será que ainda há quem duvide de que para viajar basta querer?


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Forum 125cc

Em 6 de Outubro de 2009, quando andava tranquilamente em "ciber-passeio", tropecei num tópico num forum de motas, muito sentido de uma jovem que sonhava andar de mota, e tinha agarrado com unhas e dentes a novíssima lei das 125cc, comprando uma Yamaha Xmax 125cc. Estava desanimada, porque não conseguia conduzi-la, e desabafava no Fórum 125cc  a que pertencia desde a criação.
Quando li aquele sentido desabafo, imediatamente me identifiquei com a autora, e tive que me registar para lhe dizer que o defeito não era dela, mas sim da mota!! não que a Xmax seja uma mota menos boa, muito pelo contrário, é uma máquina fabulosa em todas  as vertentes, mas decididamente não é a mais adequada para principiantes de perna curta...

Nós tínhamos na altura a Xmax 250, e também eu tinha grande dificuldade em evitar que ela se deitasse no chão! é uma mota alta, com um assento muito largo, super confortável, mas muito difícil de manobrar parada, porque além de ser alta, tem um centro de gravidade também alto, e uma ciclística que faz com que, quanto é necessário manobra-la "parada" tenha tendência para cair assim que se vira um pouco o volante.

Eu bem sabia que com outra mota seria mais fácil ganhar confiança, pois tinha tido a experiência da Sym Joyride que foi só sentar e andar, e por isso registei-me para lhe poder dizer, e acabei por ficar por lá...

Comecei por participar num evento organizado pelo deputado Miguel Tiago para reivindicar autorização para os motociclos circularem na faixa do bus, e quando dei por isso estava a ser convidada pelo administrador para integrar a equipe de moderação.

Este fórum tinha nascido de uma iniciativa do Marco Machado, que no entanto, logo após a criação do espaço o abandonou á sua sorte, ou á sorte de ter um moderador chamado Paulo Varela, que arregaçou mangas e fez  dele o sucesso que hoje é! 

O fórum era feio, desarrumado, pouco apelativo, mas aos poucos o Paulo foi-o tornando naquilo que é hoje, e quando atingiu os 100 membros, ele que entretanto tinha passado a administrador, e que assegurava sozinho todo o trabalho de manter e desenvolver o fórum, convidou-me a mim, ao RPereira e à Paty para o ajudar na moderação.

Foi ele quem lançou o "concurso de ideias" para a criação do logo, foi ele quem desenhou o layout actual do fórum, foi ele quem criou a estrutura coerente e arrumada que permitiu o crescimento do fórum, e afinal, foi ele durante muito tempo a alma do fórum!

No verão de 2010, já o fórum 125cc era um jovem de sucesso, com fundações muito sólidas, e a pedir um refresh de ideias, e o Paulo pensou convidar mais um elemento para a equipe, e como eu estava também envolvida no projecto CPM, que na altura consumia quase toda a minha disponibilidade, sugeri que em vez de acrescentar, substituísse a equipe, e foi assim que eu e o RPereira fomos substituídos pelo Nunoc e pelo Jakuti, e nasceu a equipe que levou o fórum para outra dimensão!

É sem dúvida uma equipe muito bem conseguida, muito coesa, que dinamizou o fórum de uma forma totalmente inesperada, e o tornou sobretudo numa referência no mundo motociclista para quem dá os primeiros passos, mas isso levou a que se tornasse também um objecto de cobiça, e o "criador" do fórum, ilustre desconhecido de todos os foristas acordou!

Lembrou-se de um momento para o outro que tinha criado o fórum e que era o detentor da password suprema, e em pouco tempo apropriou-se do fórum, e de todo o trabalho desenvolvido pela equipe de administração e moderação, sem qualquer pudor e com total desrespeito pelos membros que são afinal os verdadeiros "donos" que fazem o fórum ser o que é.

Sem dó nem piedade expulsou toda a equipe e tomou conta do fórum, não deixando sequer margem para o exercício do direito de resposta e defesa daqueles que acusou de forma vil e totalmente falsa de quererem usurpar o fórum que agora queria para si!... 

Ora, para ser pai ou mãe não basta doar o sémen ou parir, o pai e a mãe são aqueles que criam, acarinham, desenvolvem, acompanham, sustentam etc, e o Marco Machado apenas pariu e abandonou!

Hoje renasceu o verdadeiro fórum 125cc no domínio que entretanto tinha sido registado para permitir a continuidade do crescimento sustentado que o Marco quis evitar.

O fórum está de volta, desde as 00:00 horas de hoje renasceu com a mesma equipe, mas sem um dono, ou melhor, com muitos donos! todos aqueles que quiserem ser membros e dar o seu contributo participando...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vieira de Leiria - Outubro de 2010











5 de Outubro + um dia de férias = fim de semana prolongado!
… mais uma oportunidade de vadiar!! 
E depois queixo-me que a minha casa parece a feira de Carcavelos...

Planeámos sair na 6ª feira, mas só conseguimos arrancar no sábado, porque a colecção de “dependentes” que temos, nos segurou por cá, mas sábado, lá conseguimos fugir, já bem ao meio da manhã.

Fomos pelo litoral, que é o meu trajecto preferido, mas fizemos algumas variantes.

Passamos em Porto Novo onde já fizemos um almoço com 18 pessoas que não foi programado, lembram-se? 





Seguimos por Peniche, e resolvemos ir ao Baleal, que apesar de tantas vezes passar lá perto, ainda não tinha visitado.

 

a FiFi atingiu a bela “idade” de 36.000 km no Baleal, e teve direito a foto do acontecimento:



O Baleal merece ser visto,… vão ate lá que vale mesmo a pena









Almoçámos em Óbidos


e depois de almoço, quando íamos a retomar a estrada, passou por nós um enlatado que buzinou com tanto entusiasmo que resolvemos segui-lo para ver quem era, e a surpresa foi enorme!!
Eram o companheiro Alexandre do CPM e a respectiva pendura, e deu para parar e trocar cumprimentos, mas esqueci a foto!
É sempre uma alegria encontrar a malta quando andamos na vadiagem

… a tal árvore …





parámos para um geladinho na praia da pedra de ouro


…São Pedro de Moel…


Vão lá ver, também merece um passeio… ;)

Domingo acordou com aquele temporal que já estava no programa, mas que nós achamos sempre que não faz diferença, e como eu tinha dito que estaria na praia ás 10:00 horas, lá fomos tomar um café.




Claro que ninguém no seu perfeito juízo iria aparecer, mas nós,..bem, vocês já sabem,… o juízo tirou férias e não consegue apanhar o voo de regresso.

As maxis abanavam tanto que cada vez que se ouvia um estrondo tínhamos que ir ver se tinham tombado, mas felizmente nada aconteceu.

Decidimos ir comprar alguma coisa para cozinhar em casa, e hibernar até ao dia seguinte e soube mesmo bem.



Nesse dia e nessa noite choveu tanto e fez tanto vento, que a água entrou em casa, passando por baixo da porta, e entrou também nos circuitos eléctricos da FiFi

No dia seguinte, saímos logo de manhã sem rumo, e demos connosco na Batalha, outro local onde passo regularmente, mas que raramente visito.












Almoçámos por lá, e depois fomos tomar o café á Maceirinha oferecido pela pendura do companheiro fffilipe  
Mas quando quis pôr a FiFi a trabalhar, na Batalha, ela recusou-se! A bateria, nem dava sinal!  

O marido lá deu ao Kiko (eu não consegui) e lá fomos andando, mas já ponderando se não seria mais sensato voltar para a Vieira e ir ter com o Sr. Ribeiro da Yamaha para nos arranjar uma bateria.

Como a vadiagem está sempre em primeiro lugar, continuámos…  

O pinhal de Leiria, na parte que ainda não ardeu tem recantos fantásticos…
Vão ver…  


Regresso à praia da Vieira para ver os estragos do temporal
O Rio Liz onde dei tantos mergulhos em criança, e onde fazia cabelos brancos á minha mãe quando me dava para atravessar a nado



Ao fim da tarde,.. vejam quem se juntou a nós: 
…eles também não gostam mesmo nada da vadiagem!  


O jantar com o fffilipe, a pendura Paula, a filhota, o Gonçalves e a Paula
E no dia seguinte o regresso, com uma passagem rápida pela praia,




e uma ida á arvore...


Almoço em S. Martinho do Porto


… vão lá ver…  


…Em Torres Vedras, alguém se lembrou de ligar ao Paufer, e já podem adivinhar o que aconteceu…



Lá fomos conhecer o fantástico palácio do companheiro Paufer, e a Misty

E sou de opinião que ele devia pagar imposto só pela vista que tem!  


Mais uma vez, as máquinas adoraram o passeio, e detestaram ter que regressar, e por isso tivemos que lhes fazer a vontade prolongando uma viagem que se faz e hora e meia de forma a durar um dia inteiro.  

A FiFi arrancou de Vieira de Leiria com os manómetros malucos.
O velocímetro a dada altura trancou nos 40 km e mesmo parada não saia dali, mas acho que foi só um protesto por ter que voltar para casa, porque assim que se pôs a andar ficou boa, e não se queixou mais. Até já me tinha esquecido que estive quase a comprar uma bateria nova  

Divirtam-se e vão andar de maxi, que eu agora vou sonhar que estou outra vez em viagem.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fofos de Belas e muita lama

Um destes domingos a MotoBelas preparou-nos uma surpresa!

O CPM e o Fórum 125cc tinham uma ida aos fofos de Belas agendada, e a MotoBelas resolveu acrescentar á tertúlia, um passeio surpresa... 





Ninguem sabia ao que ia, e não esperávamos que a tertúlia nos fofos de Belas  fosse terminar no meio da lama, mas como já vai sendo hábito, compareceram cerca de 60 malucos, e chegamos ao fim da manhã cobertos de lama.

Obrigado MotoBelas, foi muito divertido!