quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Algarve...

Regressar a Portugal, ultimamente deixa-me envergonhada...
Anda a acontecer muito, voltar a portugal depois de uma qualquer vadiagem, e deparar com estes cartazes de "boas vindas":




Sinto-me sempre tão envergonhada!
Depois de fazer kilómetros e kilómetros de boas estradas, sem custos para o utilizador, voltar a casa e dar de caras com esta vergonhosa cobrança, de obras que até foram comparticipadas pela Europa, é de facto humilhante, e nestas alturas sinto vergonha do meu país.
Lembro-me sempre das dificuldades que por vezes temos no estrangeiro para escolher qual a cabine para o pagamento, mas em nenhum outro local encontrei uma cobrança tão descarada, e tão mal explicada!
Como é que um estrangeiro ficará, ao chegar á "fronteira" que já não é suposto existir, e pagar taxa para entrar em Portugal!

E nem quero pensar no tormento que deverá ser para pagar, tendo em conta a barafunda e a enorme dificuldade que é para nós portugueses, na maioria das vezes forçados a pagar as taxas administrativas por pagamento extemporâneo, quando afinal só não pagámos nos 5 dias do prazo porque o pagamento nunca esteve disponível durante o mesmo! enfim,... coisas que não são explicáveis, e que é melhor fazer por esquecer...

Mas vamos ao que interessa!

Este ano, as férias ficaram um pouco estranhas. Novas regras no trabalho, periodos de férias muito curtos, muito repartidos, limitações nos intervalos de datas disponíveis, enfim o resultado foi uma manta de retalhos que não dava para grandes planos, e por isso fomos fazendo aquelas pequenas incursões que já foram ficando por aqui contadas, mas para as férias própriamente ditas, que este ano calharam em Agosto, não conseguimos programar nada de jeito :(

Foi assim que á última hora, resolvemos fazer como no ano passado, e descer até ao reino dos Algarves...
Enfim, já estamos carecas de saber que  Algarve e Agosto dão mau resultado, mas como dizem que estamos em crise até pensei que os algarvios tivessem mudado de atitude perante o TugaTurista.

Enganei-me! continua igual ao que me lembro de há quase 20 anos, e pelo menos em Monte Gordo, continuamos a não ser bem vindos :(

Há mais de 15 anos que desisti o do Algarve como destino de férias de verão, e passei a fazer férias no Sul de Espanha, sempre que me apetece praia, e este ano serviu para mais uma vez confirmar que é de facto a melhor opção. Gasto menos, tenho muito melhores condições, e sou tratada como cliente que é bem vindo, em vez de ser tratada como um intruso que só vem incomodar o nativo, e que é preciso explorar o mais possível.
Ainda por cima, como os Espanhois têm horários diferentes, não há os ajuntamentos nem as filas para tudo e mais alguma coisa que caracterizam o Algarve no mês de Agosto.

Só um "exemplinho":


Vi, li, e pensei comigo: 
- Deve ser apenas para desmotivar aqueles que se sentam na esplanada e pedem um copo de água e ficam por lá a tarde toda...

Não era!
Sentámo-nos os 5, pedimos cafés, capuccinos, gelados, etc, um copo de água, e um copo com gelo. Fomos imediatamene esclarecidos, com um apontar de dedo ao cartaz da montra, e perante a nossa estupefacção, informados também verbalmente, e de forma muito pouco cortês, que o copo de água, o fosse buscar eu, e o copo com gelo, traziam á mesa, mas seriam cobrados os 0,70 € conforme estava no cartaz!...

Devo dizer que o copo de água, é o mesmo com que sempre acompanho tudo o que bebo ou como, e que apenas uma vez paguei, em Liras, á muitos anos em Roma!
O copo de gelo era para a minha filha que vive fora do país, e que se habituou a beber o café em copo com gelo. 

Foi a primeira vez que tal nos aconteceu, e tinha que ser no Algarve!....

Enfim,... seguramente que no turismo algarvio não há crise, pois continuam a espulsar os turistas tugas exactamente da mesma forma como faziam á mais de 15 anos quando me impediam de jantar nas esplanadas de Albufeira, por ter uma criança pequena. Ali a criança, como não consumia, não tinha assento!

Serviu de lição!  não volto ao Algarve a não ser para visitar os amigos algarvios, que felizmente tenho por lá, e que sempre que visito me deixam com pena de vir embora, pois eles sim, são gente boa que sabe receber de braços abertos. 

Mas fique claro que este foi um só um exemplo, que pelo ridículo que tem, me dei ao trabalho de fotografar, porque desde garrafas de água de 33cl, no supermercado a mais de 1 € até o cacho de uvas a peso de ouro, tudo tinha preço com "IT" (imposto para turista), e mesmo os algarvios que andavam como eu, no supermercado ás compras, se queixavam de que os preços haviam subido para quase o dobro em alguns artigos, desde a semana anterior. Falta dizer que estavamos na primeira semana de Agosto...

Não me parece uma boa estratégia, pois eu por exemplo, em vez de pagar caro e ser mal servida, fui ás compras ao El Jamon, e aproveitei para refrescar a vista e matar saudadas (e tantas que tive este ano!...). É que nalgumas coisas a diferença é tanta, que dá para o pitróle... 
... pera lá,... o pitróle também é mais barato ali no país vizinho, por isso se não fosse o problema do estacionamento até poderia ter salvo as férias, dormindo na tugolandia e passanto o dia no paraíso...

Infelizmente, apenas arriscámos tirar o carro uma vez do estacionamento, que milagrosamente tinhamos conseguido logo no primeiro dia,  e foi um castigo para voltar a conseguir estacionar, e só por essa razão é que ficámos presos naquele lugar inóspito, e até nisso os sul de Espanha é diferente! o alojamentos quase sempre incluem lugar de estacionamento em parque fechado, e muitos mesmo em garagem fechada!

Já estive em muitos lugares por essa Europa fora, e até sou daquelas que sempre acha que Portugal é lindo, e é um excelente país tanto para viver como para passar férias, mas Algarve e Verão, definitivamente não combinam, e vou voltar á estratégia dos últimos 17 anos: férias de verão, só no sul de Espanha, e convém sempre vir passar um dia ao Algarve para nunca esquecer a razão pela qual desistimos de lá passar férias.

Há mais de 15 anos que assim era, e naquilo que funciona, é melhor não mexer...

Entretanto, como disse fui passar um dia a Espanha... que bem que soube ;-)



Matei saudades:


A praia estava pequena na maré cheia, e com "lama-rocha" na maré vazia, que é rija mas não chega a ser rocha ainda, e que suja se lhe mexemos com as mãos. Normalmente está debaixo da areia, mas este ano, tal como cá, o mar levou grande parte da areia que normalmente cobre as praias, e Islantilla estava assim.



Tratámos a dieta como ela merece ;-)




Mas no Algarve também não passámos fome ;-P





Enfim, férias são  férias, e em família sabe sempre bem.

 
Á noite Monte gordo tem algum encanto.



Andei uma noite á cata da Super Lua.


O regresso foi feito nas calmas, pelo Pomarão, e com algumas paragens higiénicas, mas condicionadas pelo calor que nos acompanhou o dia todo.






Devia ser obrigatório os estabelecimentos terem sempre os 2 livros ;-)

O jantar foi no Poço,  em Alcácer do Sal, e desta vez a tartaruga deixou-se fotografar.


E ainda tinha luz para umas fotos das pontes.



A passarada já estava a preparar-se para a apanha da melga.







Faltou dizer, que fui de maxiLupo, mas na verdade, o meio de transporte é irrelevante! para vadios, o que conta é mesmo vadiar :-)


PS: levei o meu pendura flourescente, para não ter tantas saudades da OLga ;-)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Llanes, Bilbau e Playa Gulpiyuri... finalmente! (2ª Parte)

...continuando pelos Picos da Europa...

Como disse, por lá tudo é grandioso:












 
Aprecie-se acima a forma respeitosa como o homem se adaptou á natureza, em vez do habitual "destruir para servir" o homem :)

E como se preserva, em vez de destruir e construir de novo! (sim isto é uma barbearia actual, em funcionamento regular)






Até mesmo de noite vale a pena vadiar por lá...





Antes que me esqueça de dizer, ficámos muito bem alojados...


... na rua do dentro de saúde...

;-)


O dia do regresso aproximava-se, e tivemos que seguir para Bilbau.


Ficámos por lá a última noite, e apesar de não ser grande fã de cidades, ainda aproveitámos para conhecer um pouco, e por lá, o edifício da Iberdrola domina! de todo o lado se avista, e quando menos se espera, lá está ele.

Fez-me lembrar quando andei por Mafra a fotografar, e depois já em casa, reparei que em grande parte das fotos aparecia o convento a espreitar. Pois bem, por aqui domina o imponente edifício da Iberdrola, e por isso fui-o capturando em segundo plano numa boa parte das fotos que tirei.

Não digam a ninguém, mas o convento de Mafra é bem mais bonito ;-)







(Momento insólito nº 2!)




Enquanto diambulávamos pela cidade, começámos a ouvir o som de centenas de motas, e de repente, começaram surgir umas atrás das outras, e nunca maism chegava a última. Eram de todos os tipos, de todas as marcas, para todos os gostos e de inúmeras origens. Até Tugas lá andavam misturadas. Não faço ideia de que evento se tratava, mas seguramente que era um evento internacional importante.


Existe arte espalhada por toda a cidade.








O Gugenheim é também um espaço magnífico! nós não entrámos. Julgo que nenhum dos 4 tem cultura artística para poder apreciar as obras expostas que justificasse a entrada, e eu não sou de ir só para dizer que fui. Mas cá fora vale a pena.









Jántámos num restaurante que nos fez recear ter que voltar sem a Paula!


Tudo tinha pinguins, desde as mesas e cadeiras, aos pratos, e até ás canecas...

Alguem trouxe uma na bagagem, mas não digo qu em foi (^_*)


Gostei desta forma de marcar as passadeiras de peão! porque será que não são todas assim? é que além da óbvia vantagem em termos de aderência do piso, ainda por cima representa uma considerável economia de trabalho e de tinta!
Se a loja não estivesse fechada, de Llanes teria trazido uma ou duas garrafinhas personalizadas, para oferecer a alguns que conheço...


É uma forma diferente de viajar. Para um de nós foi uma estreia, e acho que vai ter sequelas ;-)

Estarei errada?