sexta-feira, 29 de maio de 2015

Cascatas, cascatas, e mais cascatas! - Monastério de Piedra - Dia1

O meu marido gosta de ciclismo, e eu gosto de cascatas!
....e o que raio tem uma coisa a ver com a outra?
Pois bem pode até não parecer, mas tem tudo a ver!

É que no ano passado ele foi ver a volta a França em bicicleta, aos Pirinéus - desculpas que ele arranja para vadiar,.. está-se mesmo a ver! - e quando já vinha com os amigos no regresso, resolveram explorar umas placas que passaram no caminho, e foi mais ou menos assim, que acabou por passar uma tarde a ver cascatas.
Na altura adorou, mas como sabe que eu é que sou louca por ver "água a cair",... decidiu que tinha que me levar lá.

E foi assim que ficou decidido que este ano iría eu também conhecer o Monastério de Piedra ou se calhar é melhor dizer que decidiu proporcionar-me uma overdose de cascatas ;-)

É costume aproveitarmos a semana que junta o 25 de Abril com o 1º de Maio, e para variar um bocadinho dos Picos da Europa, este ano fomos então ao Parque Natural del Monasterio de Piedra em Zaragoza - www.monasteriopiedra.com/

O plano inicial era para uma semana, mas os dias de férias não chegavam, e como este ano só o 1º de Maio é que deu direito a feriado, ficámos só com 5 dias. 
Também não contámos com a habitual companhia dos Almeidas e dos Marques, mas mantivemos a decisão de ir, e ajustámos o plano (talvez seja mais correcto o esboço de plano) ao tempo disponível.

Saímos bem cedo, no dia 1 de Maio e fomos sempre a andar até acender a luz da reserva, já em terras onde o combustível é mais barato.
Como eu detesto vias rápidas, auto-estradas e todos os tipos de caminhos em que andamos a direito sem nada para ver, ou fazer!,... mas em Espanha, é quase obrigatório fazer grandes tiradas nessas condições, e para não adormecer, vamos parando regularmente.
Ainda assim, arranjo sempre alguma coisa para ver com mais atenção.

 photo Dia 1 3_zpsp7dto2hp.jpg

 photo Dia 1 4_zpsyxf9fx5y.jpg

 photo Dia 1 5_zpsh02fubj6.jpg

Chegámos perto da hora de almoço, a Galisteo, almoçámos rapidamente no hotel, e fomos dar uma voltinha pelos arredores.
Subimos ao Piornal

 photo Dia 1 11_zpsjtxkg9fz.jpg
 
 photo Dia 1 12_zpsurgyxkky.jpg
Andámos a maravilhar-nos com a beleza da paisagem, e a brincar com as curvas ;-)

 photo Dia 1 6_zpsa0gkpqlk.jpg

 photo Dia 1 7_zpsgtri7i54.jpg

 photo Dia 1 8_zpsfddgmjxv.jpg

 photo Dia 1 9_zpsaiw5yuew.jpg
 
 photo Dia 1 14_zps8ufursvz.jpg

 photo Dia 1 15_zpsaaffkcpi.jpg

 photo Dia 1 1_zpscdzxtiea.jpg

 Fomos a Garganta la Olla

 photo Dia 1 16_zpssphvdwwl.jpg

Jaraiz de la Vera, onde tudo tem Vera (o nome da nossa filha) no nome!

 photo Dia 1 10_zpsoftcecp3.jpg

 photo Dia 1 13_zpstjk9e3gr.jpg
E acabámos a tarde em Plasencia, onde no dia seguinte iria ter lugar uma prova de ciclismo.

 photo Dia 1 2_zpspndcqlmq.jpg

Enquanto andávamos a ver os preparativos para a prova do dia seguinte, fomos ouvindo “gritos” de pavão, mas não os víamos em lado nenhum, até darmos com uma espécie de jardim, onde entrámos.

Quanto mais vou para Espanha, mais admiro o povo Castelhano!
Ao princípio, nas primeiras incursões no país vizinho, tive uma péssima primeira impressão dos Espanhóis, mas ao longo dos anos a minha opinião tem mudado radicalmente, e actualmente já não é surpresa encontrar numa aldeia no meio de Espanha, um parque cheio de jardins, aves de várias espécies, tudo muito bem cuidado, cheio de gente a passear, e onde simplesmente entramos, sem pagar nada, e com toda a naturalidade disfrutamos!

 
 photo Dia 1 17_zpsm2wdl7ik.jpg
 photo Dia 1 18_zpsbzjmopjn.jpg
  photo Dia 1 22_zpspcs8izil.jpg

 photo Dia 1 19_zpsju8eneiw.jpg

 photo Dia 1 23_zpsxqrtq4fx.jpg
 
 photo Dia 1 24_zpsddacdndm.jpg

 photo Dia 1 25_zpsnfcookru.jpg
 
 photo Dia 1 26_zpsjwpzkekm.jpg

 photo Dia 1 28_zpsafkkmvet.jpg

 photo Dia 1 27_zpsufpfvvvj.jpg
 photo Dia 1 29_zpsxh0u2zey.jpg

 photo Dia 1 31_zpslqigtyji.jpg

 photo Dia 1 32_zpswpcyqk7e.jpg

 photo Dia 1 33_zpszbqqfzzf.jpg

 photo Dia 1 34_zpsmdgr0oh4.jpg
  
Foi um belo fim de tarde!

sábado, 16 de maio de 2015

Cascata do Rio Homem

Acho que foi a nossa primeira vadiagem, e já nessa altura tudo começou do nada!

Lembro-me como se fosse hoje, de estarmos os 4 numa esplanada na Agualva, numa rua com um nome engraçado - Rua Mouca e comprida, e o casal amigo com quem estávamos (nossos padrinhos de casamento) estarem de partida para um passeio pelo norte, com uma roulote novinha em folha.
Era o casal, a filha de 7 anos, um caniche toy e um caniche anão, e tentavam convencer-nos a ir com eles, mas eu estava a achar que a roulote era pequena para tanto povo, e que íamos acabar a dormir em camadas!...
O meu marido sempre cheio de ideias quando se trata de vadiar, sugeria a compra de uma tenda pequena só para nós e eu argumentava que o nosso orçamento não dava, porque se agora é curto, nessa altura nem para ter televisão dava :-O

-Não dá! gastas o dinheiro na tenda, nos colchões e nos sacos camas, ficamos logo sem orçamento para gasolina, comida,e parques de campismo!
-Qual quê! isso ali no Continente é barato! com cinco contos compro tudo o que é preciso!

- Hhahahaha se conseguires vamos!

Claro que nunca me passou pela cabeça que fosse possível, mas a verdade é que no dia seguinte me apareceu em casa com uma tenda, 2 colchonetes 2 sacos camas, e uma factura do Continente de menos de cinco contos!

Fique sem argumentos, e claro que fomos.

Foram as primeiras férias em vadiagem, sem grande plano, como depois fizemos tantas outras vezes, e percorremos o centro e norte de Portugal.
Andámos pela Serra do Açôr, Serra da Estrela, Gerês, etc, mas registos apenas tenho um ou 2 vídeos já em muito mau estado, da autoria do mentor do passeio, e hoje vou aqui deixar um pequeno excerto de um mergulho na cascata do Rio Homem, que nunca irei esquecer:



É uma digitalização de um filme antigo, que já estava em cassete VHS muito danificada, mas ainda assim dá para ter uma ideia da beleza do local.
Em 2011 tentei voltar a esta cascata, até porque julgava que não tinha nenhum registo da nossa passagem por lá, e recordava a beleza do local, pelo que queria fotografar e recordar aquela tarde inesquecível, mas infelizmente estava muito mau tempo, e nessa altura não era permitido parar no percurso que até se paga para para passar!
Está relatado aqui: http://maxitugolandia.blogspot.pt/2011/06/km-pelo-norte.html e deixou-me muito mal disposta na altura, mas este ano estou a programar fazer mais uma tentativa ;-)
...se consegui ir a Gulpiyuri apesar de todos os contratempos, a portela do Homem é muito mais perto ;-)
Mais tarde, talvez partilhe também um outro filme antigo, provavelmente em outro post, sobre uma outra etapa desta viagem: A minha primeira ida a Pitões das Júnias, no tempo em que ainda ninguém conhecia a aldeia, e em que os putos usavam calças com buracos atrás, para poderem agachar-se e fazer as necessidades sem ter que as despir por causa do frio ;-)