quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Marrocos - El Jadida (Mazagão)

O dia começou com mais uma panqueca marroquina com mel, que era quase sempre o meu pequeno almoço, e fizémos-nos à estrada mais uma vez, mas agora, em direcção à costa, pois as férias tinham entrado na recta final, e era hora de começar a subir.



Pelo caminho, mais uns quantos "transportes impossíveis"





E finalmente consegui captar um transporte escolar!

Um pormenor ampliado, para dar uma noção mais clara do que é um transporte escolar marroquino!...


Nalguns viam-se as caras dos putos literalmente coladas nos vidros, e quando paravam para os deixar, parecia um filme de humor, pois nunca mais parava de sair crianças de dentro de viaturas que foram construídas para transportar apenas 9 pessoas.

Ao longo da estrada, sempre os enormes grupos de crianças de mochila ás costas.



As máquinas chegaram a El Jadida fartinhas de apanhar chuva e pó de várias cores.



El Jadida é conhecida como lá Cité Portugaise, porque já foi portuguesa, e a nossa influência está bem visível em todo o lado. Chamava-se então Mazagão.




      




Íamos para visitar a cisterna construída pelos portugueses, mas estava fechada para almoço, pelo que fomos também tratar do estômago.



Finalmente alguma coisa diferente!



Tentámos fazer as palavras cruzadas, mas eram de um nível muito avançado!






Não sei muito bem o que  significaria....



É uma cidade muito diferente, e a influencia tuga é bem visível em todo o lado!















Fomos então visitar a cisterna.









E num cantinho bem discreto,...







Saímos da cisterna, e fomos andar um pouco mais pela medina, e tentar fazer umas compras.












Regressámos á parte nova da cidade, onde estávamos alojados, e espreitámos o acesso da Auto-Estrada, porque ainda não tinhamos visto nenhuma.
As férias aproximava-se do fim a uma velocidade vertiginosa, e nesta altura tivemos que decidir se iríamos a Casablanca, ou se simplesmente seguiríamos por auto-estrada para aproveitar o dia em Rabat, e seguir para tanger, fazendo um regresso a casa tranquilo, com passagem por Islantilla, e a escolha recaiu sobre esta última hipótese, mas não correu muito bem!...



Nunca tinha visto tantos bloqueios de estrada pela polícia como vi aqui em Marrocos! em todo o lado, normalmente à entrada/saída das cidades, encontramos a estrada bloqueada, deixando apenas uma via aberta, mas com sinais de stop e polícia a verificar todos os veículos, mandando sair para a berma alguns de forma aparentemente aleatória. 
A nós, mandavam-nos sempre avançar, mas o sistema é: todos param, e é a polícia quem determina se pode avançar, ou se fica para ser fiscalizado. Além disso, têm sempre estendidas na estrada faixas com pregos prontas a ser esticadas para a outra faixa de rodagem, no caso de alguém não obedecer ao sinal de paragem. 



Já há alguns dias que andávamos a derreter com calor, mas agora que finalmente chegámos à praia, o meu, querido amigo São Pedro brindou-nos com um dia de inverno!





Na medina, um comerciante depois das perguntas do costume, e quando respondemos que éramos de Sintra, disse-nos que El Jadida era geminada com Sintra, e que havia uma praça com o nome de Sintra, e apesar de não termos dado muito crédito, fomos investigar, e descobrimos que até era verdade!






Em Marrocos ainda existem polícias sinaleiros, e há abrigos destes em todo lado.




Quando vi isto fiquei horrorizada! Nem quero imaginar os acidentes a que isto se presta, mas depois de regressar, também já encontrei uma atrocidade destas por cá! :-(




Há montes de pássaros destes por todo o lado, e sujam tanto como os nossos pombos!





Sem comentários: