quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Um Natal fresquinho na Eslovénia

Fugimos daqui à procura de um natal alegre e fresquinho, como o natal é suposto ser, e encontrá-mo-lo em Ljubljana, na Eslovénia, e foi uma escolha acertada! o natal foi alegre, bastante fresco, e muito divertido, e todos adorámos o país.
Juntá-mo-nos no Aeroporto de Paris, que se escondia debaixo de um espesso manto de nuvens:

E de lá seguimos juntos para o destino.

Ljubljana fica num imenso vale, rodeado de montanhas.

Assim que deixámos a bagagem no hotel, fomos descobrir o centro, e as animações da época, e toda a zona antiga da cidade é pedonal, reservada a peões do sexo feminino,....

...mas também do sexo masculino ;-)

Lá do alto da colina, o castelo "observa-nos".
Esta época do ano tem o inconveniente de ter dias muito curtinhos, mas em contrapartida, tem muita iluminação alusiva à época para ver.

No mercado de natal vimos confeccionar um doce tradicional, e claro que depois o provámos!

No dia seguinte (véspera de natal), ficámos por Ljubljana, e começámos o dia com um free walking tour.
A nossa guia:

A foto de grupo:

A moda dos cadeados espalhou-se por todo lado, e em cada cidade encontramos uma ponte ou simplesmente um gradeamento repleto deles, mas o engraçado é que cada guia, em cada cidade conta uma história diferente relativamente aos primórdios desta tradição.
Aqui contaram-nos que quem começou, foi uma jovem já não me recordo de que nacionalidade, que antes de o noivo partir para a guerra o levou à ponte da cidade onde residiam, e como forma de simbolicamente garantir o retorno dele, colocaram um cadeado e atiraram a chave ao rio. Lamentavelmente, o noivo conheceu uma outra rapariga, e não regressou, e ela suicidou-se atirando-se ao rio, na mesma ponte onde tinham colocado o cadeado, e com esta atitude, deu origem á tradição.
Noutras cidades,... a história era outra ;-)

A porta da Catedral:

O busto de Jože Plečnik, o arquitecto que "domina" a cidade, pois grande parte das obras de arquitectura da cidade de Ljubljana são da sua autoria, havendo até muitas comparações com o trabalho de Gaudi em Barcelona.

Ljubljana foi recentemente eleita a capital mais "verde" da Europa.

Curiosos artistas de rua:

Outra porta da catedral:

E lá no alto, o castelo:

De tarde subimos ao castelo no funicular, apesar do nevoeiro que dificultava a visibilidade.

A vista é magnífica, e foi pena o nevoeiro não deixar ver tudo.

Sentia-se, e via-se o fresquinho ;-)

Lá em baixo, nem estava frio, nem calor!

Ficámos a apreciar o sol desaparecer, escondido atrás do nevoeiro.

E visitámos o interior do castelo.

Já noite cerrada, descemos novamente à cidade.

E fomos provar algumas especialidades locais.

Os diversos tipos de cerveja artesanal estão presentes em todos os bares e restaurantes, e algumas são mesmo boas.

E salsicha eslovena é uma especialidade que também está presente em todas as casas de comida.

Por esta altura já o tema das iluminações de natal nos estavam a causar alguma estranheza, e mais tarde viemos a saber que o tema escolhido era a concepção, e que nem todos os eslovenos estavam satisfeitos com o rumo que tem vindo a tomar nos últimos tempos...

Ao fim do dia, regressámos ao hotel, e tivemos o nosso "natal" 2016 ;-)