FiFi (SYM Joyride 200)

Outubro de 2011

O plano era ficar com a FiFi cá em casa até ela querer, mas ás vezes a vida não nos permite fazer aquilo que a vontade manda, e chegou o momento de lhe dizer adeus.

Foi uma fiel companheira durante quase 35.000 km, dois anos e meio de passeios inesquecíveis, de viagens para o trabalho em hora de ponta, no meio dos carros, com chuva, com vento, com sol, bons momentos, e momentos difíceis que foram tantos nos últimos anos.

Deixa muitas saudades...






Agosto de 2011

A FiFi já tem um guiador novo que custou 43,00 € e o velho estava assim, mesmo depois dos 50 € de trabalho francês, e de um dia a lixar para remendar os estragos da oficina francesa.

Entretanto, na 4ª feira recebeu uma prenda da Red Moto:

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

É uma capa para o frio, e este inverno vai dar muito jeito.

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Foi uma oferta muito sympática da Red Moto.

Julho de 2011

A FiFi está com 45.000 km, e é como o vinho do Porto! cada vez melhor.

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Fez recentemente uma viagem de 5.500 km, e sofreu 2 acidentes que a deixaram neste estado:

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Como ela é vaidosa e não gosta de estar assim toda rota, hoje decidi fazer-lhe um pequeno trabalho de estética, enquanto reúno fundos para um fato novo, e assim sempre ficou um bocadinho melhor:

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)
(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)
(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)
(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

O guiador que ficou torcido, já está encomendado, mas o resto vai ter que esperar...


Junho de 2011

A FiFi vai a caminho dos 40.000 km, e passou pela Motobelas para o César lhe montar um alternador novo, visto que já à muito tempo que apenas trabalhavam 2 das 3 fases, o que fazia com que a bateria com os médios acesos não conseguisse carregar.


Como agora vai fazer uma viagem de mais de 6.000 km, e não queremos surpresas evitáveis, lá se fez a substituição do alternador e agora está prontinha para a aventura

Maio de 2011
Já voltou á estrada!

Ontem levou um pneu novo atrás, que o outro apesar de não estar muito gasto, já tinha mais de 20.000km e hoje já anda com a nova dona a espalhar o terror nas estradas do Cacém e arredores.

Janeiro de 2011

Ontem andei com a FiFi, porque a Zuky foi á revisão, e como a FiFi está pronta á algum tempo, á espera que a dona tenha carta para a ir buscar, trouxe-a como mota de substituição.

 Confesso que gostei muito de andar com ela, não só porque já tinha saudades, mas também porque ela agora está outra vez nova.

Já nem me lembrava de como é linda...


 (Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)
(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

 
Dezembro de 2010

A FiFi vai para "estaleiro" amanhã, para se preparar para a nova dona. Deve levar pastilhas, correia, óleo, e mais uma coisitas.

Novembro de 2010

Bem,... a cola era boa! aguentou-se até ontem, mas ontem subi A N117 (cabos Ávila) a 40 km hora, e o máximo que consegui dar no IC19 foi 60, a descer.

Hoje de manhã, apesar de ter o enlatado á porta, não resisti e fui na FiFi mesmo nestas condições, mas tive que ser criativa para não ser passada a ferro na A5.

O meu mecânico de serviço, que até faz domicílios, foi ter comigo ao trabalho, e mesmo na rua e quase de noite, lá despiu a FiFi e trocou o diafragma, e já pude voltar para casa em velocidades mais normais.


(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Mais um milhar de km andados, e parece o problema era mesmo a bateria que deu o berro.

Malvado alarme!

Agora ando a juntar mo€das para mudar a corr€ia que já anda a "p€dir", mas como d€sta v€z t€m qu€ l€var também €mbraiag€m, vai t€r que €sp€rar mais um t€mpinho...

Bem, lá tivemos que investir numa bateria...

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As imagens do estrago, já depois de recolocados os plásticos no sítio

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

O impacto foi tão violento que a peça saltou dos encaixes e partiu, mas com jeito o pardal conseguiu recoloca-la e vai ficar assim mesmo.

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Hoje a FiFi meteu baixa por doença.

Pois foi, hoje nem de kick conseguimos que trabalhasse, e lá tive que apanhar boleia de magestade para o trabalho.

Ontem á noite a pobre coitada apanhou um susto enorme, porque nós (eu e ela) não gostamos mesmo nada de andar na berma, mas todos os dias faço cerca de 200 m de berma na saída do IC19 para o Cacém, e ontem com a escuridão e a chuva pisámos qualquer coisa metálica que a fez dar um salto e partiu a parte da frente da carenagem.

Nem sei como não caí, e na altura até pensei que tinha ganho um pneu novo, mas afinal só partiu um bocado da carenagem frontal, e o pneu ficou ok. O certo é que o susto foi tão grande que ela hoje se recusou a trabalhar.
Assim que puder tiro fotos para colocar aqui.

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Bem,... a bateria tem-se aguentado, mas continuo com problemas no sistema eléctrico da FiFi. O motor de arranque anda a trabalhar só quando lhe apetece e o que safa é que tem kick.

Ontem vinha para casa, e a dado momento olho para o velocímetro, e vinha completamente enrolado!  O odometro só vai até aos 140, mas vinha a marcar praí uns 160....

...aliás, parada marcava 40, pelo que em andamento marcava sempre 40 km hora a mais do que na realidade deveria marcar!!

Outubro de 2011

Hoje levou tratamento de choque ;-)
Vamos lá ver o resultado, mas continuo a juntar moedinhas para a próxima revisão, que vai ser dura! (correia, alternador, bateria, diafragma, pastilhas, pneu, óleo, etc,... acho que vou pedir ao pai natal uma revisão de prenda )

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

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Costumam dizer que não há uma sem duas nem duas sem três, e na quinta feira, parei na BP para abastecer, e quando fui para pôr a máquina a trabalhar, estava muda.
Lá tive que saltar para cima do Kick e andei assim o dia todo. Claro que foi daqueles dias em que até á hora do almoço tive que sair, e fartei-me de treinar o arranque mecânico,... mas la me desenrasquei, mas na 6ª feira desenrasquei-me melhor... saí antes do pardal, e fui de majestade (^_^)

Ele aproveitou, e lá despiu a FiFi mais uma vez, para fazer medições e descobrir o que estava a consumir a bateria, e descobriu que era o bendito alarme, aquele fantástico alarme que andava-mos á séculos a pensar desmontar, porque se ligava em andamento, em pleno IC19, no meio dos enlatados.

O alarme estava a descarregar a bateria, mesmo não estando accionado, e como a bateria já não é nova,...

Agora já não tem alarme, e anda em testes, mas acho que vou mesmo ter que investir numa nova bateria, porque com o alternador a meio gás, e a bateria também, é muita coisa a trabalhar a meio gás.

O ralenti foi também afinado, mas ficou demasiado baixo, e no domingo quando fomos ao Paintball, a FiFi desligou-se algumas vezes, mas agora já esta no ponto.
A bateria, ora carrega, ora não carrega, pelo que na próxima revisão vou ter que investir.

Entretanto, a correia também já tem mais 3.000 km do que os 12.000 km que a marca recomenda, e já começa a provocar uns arranques aos solavancos, pelo que estou a juntar moedas para a próxima revisão.
PS: se alguém quiser contribuir, o NIB é: 123123123123123123123

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A FiFi andou no fim de semana a navegar em Vieira de Leiria, e quando eu digo navegar, é mesmo navegar!... estava cá um dilúvio com vento.

Resultado: entrou água onde não devia, e na 2ª feira, foi até á Batalha e quando fui para a pôr a trabalhar... o que vale é que tem kick.

A bateria descarregou, e estive quase a comprar outra, mas como não voltou a falhar, deixei andar, e andei a treinar o arranque de kick, porque não é fácil, mas com calçado apropriado e algum jeito, acho que já consigo.

De qualquer forma, ela ainda andou a "cabrear" até ao dia seguinte, com os manómetros a funcionar em câmara lenta, e outras maluqueiras, mas entretanto já secou, e está pronta para as curvas.

Setembro de 2010

Esta semana a FiFi atinge os 36.000 km.

O problema que a andava a afectar não tinha ficado totalmente esclarecido, e o pardal continuou a investigar.
Começou por descobrir que o automático de arranque não estava operacional, e foi ver porquê, fazendo as medições necessárias (desmontou-a toda porque ele gosta é de as ver despidas e não desperdiçaria uma oportunidade destas)e viu que das 3 fases do alternador, só 2 estão a funcionar. Ora como o automático de arranque estava a trabalhar entre uma das que funciona e aquela que está "kaput", estava descoberto o mistério!

A solução não foi difícil, pois ao contrário das yamahas, nesta não foi necessário substituir o alternador. Bastou ligar o automático entre as 2 fases que estão boas, e voilá, a FiFi já tem o ralenti certinho novamente.

Já passou uma semana de trabalhos forçados e correu bem, pelo que por agora fica assim mesmo, porque tenho que guardar os trocos  para dar ao Sócrates.

Claro que o alternador continua avariado, mas aparentemente isso não afecta o desempenho, e enquanto assim se mantiver, vamos deixar andar, porque o alternador das nossas maxis não é como o dos enlatados, e está dentro do motor, sendo por isso uma reparação difícil (€€€) porque implica muita mão de obra.
No fim de semana lá vai ela para a vadiagem, como gosta.

Estive pela 1 vez desde que a comprei, privada da companhia da FiFi durante 2 dias e meio.
Foi muito mau porque tive que andar de majestade IZzi desde 2ª feira custou-me taaannnntoooo....

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Estivemos (eu, a FiFi, o pardal e a majestade IZzi) uma semanita no sul de Espanha, e ela enquanto andou por lá começou a fazer umas malandrices o ralenti andava maluco, ficando um bocado acelerado de vez em quando, e o cabo do acelerador estava sem folga, por isso, antes que lhe desse para acelerar e fugir comigo em cima dela, o pardal na 2ª feira foi ter comigo ao trabalho e raptou-a.

Quando ele faz isso ás minhas viaturas, já sei que chego ao fim do dia e vou encontrá-las em trajes menores, cheias de frio na garagem! e assim foi, mas parece que tinha mesmo uma avaria tinha uma coisa que não sei como se chama entupida (*), e tem o diafragma (perguntei o nome desta coisa ao pardal) roto, mas o pardal lá conseguiu tapar o furinho que é pequeno e até chegar o novo parece que vou poder andar com ela.
(*) - fui perguntar e ele diz que se chama gigler.

PS: que distracção terrível, já me esquecia de dizer que entretanto fez a revisão dos 34.000 km na Motobelas, e está agora com 35.500 km e continua a adorar andar no laréu

Também me esqueci de dizer que temos mais uma passeata para contar no quadro das viagens assim que arranjar tempo para revelar as fotos e filmes.
Haaa, esquecia-me de dizer que achei algures na net um manual de serviço em português da minha FiFi, com todas as peças e com fotos a ilustrar que parece que deu uma boa ajuda.
Se alguém precisar diga mas um dia destes vou ver se partilho por aqui.

Julho de 2010

... depois do tombo,... pneu novo
Já tinha cerca de 31600 km

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Levou um bridgestone hoop igual ao de trás, e agora preciso de fazer km para tirara a goma, o que é um problema porque não gosto nada de andar de maxi.

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Personalizei a FiFi

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Mas entretanto, passamos um belo dia a vadiar pela Serra da Arrábida e arredores.
Roam-se de inveja.


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A FiFi foi á revisão dos 30.000 km com 30.900 km.


Esta foi muito dolorosa! Levou amortecedores novos atrás, e foi mudado o óleo dos da frente.


Desta vez, o material foi encomendado e uma semana depois já estava disponível.


Os foles tapa pós dos amortecedores da frente foram tirados porque estavam rotos, e agora tem um ar mais racing:

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)

Também estava previsto levar pastilhas á frente, mas como ainda fazem uns km, não foram colocadas, e ficámos com elas em stand by para quando for necessário

Maio de 2010

A FiFi foi ao SPA


Estava na hora da revisão, mas como o tempo tem andado curto, só estava a contar fazê-la na próxima semana e como também não estava a contar ir ao passeio do oeste, não havia pressa.


Mas, no sábado de manhã as coisas estavam compostas para que pudesse ir, e o pardal decidiu que seria melhor tratar dela, até porque além do óleo do motor, estava também na altura de mudar a valvulina (óleo da transmissão). Bastou um telefonema para a Motobelas, e lá foi ele.

Depois, já em casa levou uma bela banhoca, seguida massagem e aplicação dos habituais produtos de beleza, e o resultado está á vista.




O tratamento foi 5 estrelas, tanto na Motobelas como na garagem, onde até o descanso lateral que estava um bocado preso teve direito a lubrificação, e na Motobelas fiquei a saber que tenho que começar a pensar em investir nos amortecedores, tal como já desconfiava.

Entretanto, também levou recentemente um acessório novo, que dá imenso jeito!

 

É um suporte multiusos da RAM que dá para a câmara de filmar, para a câmara fotográfica, e para o GPS.

Hoje fez cerca de 250 km, fartou-se de passear, foi algumas vezes ao red line, e como sempre portou-se como gente grande fez média de 3,3 litros aos 100 km e fez a viagem de regresso quase sempre entre os 120 e os 130 km/hora.

Como a Top case original tinha ficado sem o fecho, e porque agora o meu capacete deixou de caber dentro da FiFi, lá tive que investir numa Givi.


Abril de 2010

FiFi teve uma avaria, mas o mecânico de serviço já tratou dela!

Aliás, esta semana foi atribulada para a FiFi:

Começou com uma banhoca dada pelo pardal na 5ª feira, que obrigou a mudar o “tóculante” do CPM

Depois, como eu me andava a queixar que ela saltava muito e me fazia saltar fora do banco, na 6ª feira o pardal foi buscá-la ao trabalho e deixou-me a sua magestade Izzi como veículo de substituição. 

Eu julgava que a suspensão estava demasiado mole, mas afinal era exactamente o contrário. Estava muito rija, e foi regulada para uma posição mais mole, e ficou muito melhor. 

Depois, como também me tinha queixado da iluminação, mudou a lâmpada de médios, e agora tá fantástica 

Finalmente, no outro dia quando fomos a Peniche, reparei que o ponteiro da temperatura não mexia, e hoje o pardal foi analisar o assunto derivado da questão , e descobriu logo o problema: tinha um fio solto.

Depois de tantos mimos, tivemos que fazer o “frete” de a levar a passear, e fomos ver o local onde brevemente iremos todos tomar um café numa manhã de Domingo:


PS: O mecânico é dos bons resolve os problemas, dá-lhe banho, não cobra caro dá mota de substituição de luxo, e ainda nos leva a passear.

Março de 2010

... bem, agora está bem sujinha no fim de semana andou por maus caminhos 


Hoje foi á revisão dos 24.000 km e já vai lançada a caminho dos 25.000, e problemas não estou mesmo a ver.

PS: hoje fui de X max mas assim que cheguei a casa fui logo trocar e tive que ir dar uma voltinha até Oeiras para matar as saudades.

Fevereiro de 2010

Tinha 12 mil Km, mas estava como nova, nem parecia que alguma vez tinha andado na estrada.

Aos 15 mil km, depois de uma viagem ao Porto, levou roletes novos, e aos 17 mil, um pneu Bridgstone HOOP H02.

Agora tenho que arranjar a top case (que já trazia quando a comprei), porque a atravessar o Alentejo saltou o fecho

Da 1ª vez, o pardal ia atrás, e deu por isso, pelo que voltámos a montar e seguimos viagem, mas na 2ª vez, já foi no regresso e como eu não tinha vontade nenhuma de voltar, vinha atrás a pastelar, e quando dei por isso já não conseguimos o encontrar. Agora está assim:

Adoro andar nela, e levo-a para todo o lado, sem medo de a carregar…

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A FiFi como é vaidosa não quer ficar mal vista ao pé das que vão estar em exposição na Batalha, e por isso hoje esteve a preparar-se para o passeio.

Levou pastilhas novas atrás e á frente e tomou banho.

Entretanto, há mais de um mês que tinham ficado de encomendar as pastilhas da frente na MigTec, mas como não diziam nada, e como nós também temos andado atarefados, deixámos andar, mas ontem o pardal passou por lá para saber o que se passava. Não cheguei a entender se foi a Sym que se atrasou mais uma vez ou se foi a oficina/stand que se esqueceu, mas o certo é que ainda lá não estavam, mas como amanhã tinha pela frente mais 300 km, a oficina comprometeu-se a arranjar pastilhas de ontem para hoje.

Já estão montadas, e paguei, pelas pastilhas da frente, 21,10 € mais IVA, e pela montagem de todas (de trás e da frente) 5,21 € mais IVA (15 min.). Ficou tudo por 31,57 €

Depois o pardal brindou-a com uma bela banhoca, porque estava mesmo muito sujinha.

Falta dizer que está com cerca de 22.500 km, e está reluzente, prontinha para o passeio

Janeiro de 2010

A FiFi adora a MigTec, e foi lá despedir-se no último dia do ano.

Foi á revisão dos 21000 km, e nem foi preciso marcar, bastou passar por lá na véspera, e dia 31 de manhã ficou pronta. 

Além da mudança de óleo, foi feita uma verificação das pastilhas, porque as de trás ainda são de origem e tenho um jogo novo guardado para ser substituído, mas parece que eu só uso o travão da frente.

Tenho que repensar a forma como estou a travar, porque já tenho as pastilhas da frente novamente gastas, e ainda só fiz 9000 km. Já ficaram encomendadas, mas por agora vou ter que usar mais o travão de trás.

Quanto ao resto, nada a reportar, pois com a correia nova ficou mesmo muito melhor.

Esta semana tem andado pouco, porque tenho andado mais de enlatado (o meu "Lupino" tinha saudades), mas espero na próxima poder voltar a passar no meio dos enlatados do IC19.

Dezembro de 2009



No dia das mentiras o pardal encontrou esta linda “Chinesa” perdida numa loja de “Japonesas”, e uma semana depois fomos buscá-la, e foi logo baptizada de FiFi por causa da matrícula.

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


É muito poupadinha, pois raramente gasta mais de 3 litros aos 100 km mesmo quando anda no red line com o pardal á pendura.


O “pediatra” dela é na MigTec no Cacém, e a garantia tem sido assegurada pela JCGmotos, apesar de não ter sido comprada lá, e já levou uns espelhos novos em garantia, porque a maresia da Vieira de Leiria fez aparecer uns pontinhos de ferrugem nas hastes dos espelhos, que são cromadas


Quando a comprámos fizemos logo um pequeno brico, porque o descanso lateral era de recolher automaticamente, e nós modificámos para ela não andar sempre a cair, e esse foi o único defeito que lhe encontrei até á data.


A última revisão foi aos 18300 km, e foi verificada a correia, porque andava com um arranque muito pouco suave, e verificou-se que tinha mesmo que levar uma nova, porque apesar de não apresentar desgaste, estava muito larga.


A marca manda substituir aos 12000 km, pelo que até nem é despropositado substituir entre os 18000 e os 19000.


A correia demorou um mês a chegar, e ainda fiz, com a correia de origem, um passeio de cerca de 400 km a Porto de mós, e outro ao Algarve e a Espanha, num total de cerca de 1600 km numa semana (que irei oportunamente partilhar no local apropriado com as respectivas fotos e filmes)


Já com 20600 km foi finalmente trocada a correia, custou 38,10 € mais IVA, e 15,73 € mais IVA de mão de obra, e ficou um mimo.

(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)



(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


(Imagem alojada no Imageshack a substituir oportunamente)


Posso dizer que já corri Portugal de “lés a lés” com a FiFi, pois já fomos ao Porto, e ao Algarve.

Aliás, também posso dizer que fiz o Algarve de “lés a lés” pois fiz de Sagres a Vila Real de Santo António, e até já a internacionalizei, pois fui a Islantilla almoçar…


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